domingo, 6 de abril de 2014

Instalando o LibreOffice 4.2.2 no Slackware-Current 14.1

Introdução


Bem, se queremos o computador apenas para diversão, não faz muita falta uma suíte de escritório que dê conta do recado. Agora se esse computador é também usado para produtividade, a coisa muda e ai vem a necessidade de aplicativos mais específicos para atender as diversas atividades do nosso dia a dia. Eu por exemplo uso bastante o processador de texto, a planilha eletrônica e de vez enquanto o editor de apresentação; ai entra a necessidade de uma suíte de escritório que atenda esta demanda. O LibreOffice ou o Apache OpenOffice atendem perfeitamente a estas necessidades.
O LibreOffice 4.2.2 é a versão mais atual nesta data, com muitos recursos novos. No visual foi agregado um painel lateral a tela inicial que auxilia bastante na hora da produtividade, o painel conta com recursos parecidos com os da Faixa de Opções dos aplicativos das suítes Microsoft Office 2007Microsoft Office 2010; ainda não conheço o Microsoft Office 2012… Esta versão, do LibreOffice, implementa significativas melhorias na compatibilidade com os aplicativos do Microsoft Office, dentre outras.
O Slackware é o que se pode chamar de uma rocha de solidez e estabilidade, mas, na hora de encontrar os aplicativos que queremos o bicho pega, nem sempre os encontramos para instalar apenas com um simples slackpkg install nome_do_aplicativo; ai é hora do “se vira nos 30”. Ainda bem que temos a Internet para nos auxiliar…

Então vamos lá, para este artigo a escolha foi o LibreOffice. Por quê? Está mais presente nos computadores dos brasileiros. Para que o LibreOffice tenha todas as funcionalidades é necessário, também, a instalação do ambiente Java, JRE ou JDK que também não está presente nos Mirrors do slackpkg. Aqui no blog tem um passa a passo para instalação destes.

Baixando o LibreOffice


Para baixar o LibreOffice, diretamente do site oficial no Brasil, o endereço é: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/, se estivermos acessando o site via Linux, o sistema já será detectado e serão mostradas as opções em pacotes RPMs, sem problemas, o Slackware pode lidar bem com este tipo de pacotes. Veja na figura abaixo o screen da página de download:

Use o gerenciador de Downloads de sua preferência, eu uso o wget em linha de comando.

Instalação

Depois de baixado os pacotes em formato .tar.gz: Instalador principal, Interface do usuário traduzida e Ajuda interna do LibreOffice chegou o momento de descompactá-los em um diretório de nossa preferência. Diretório /tmp/LibreOffice por exemplo.
# cd /tmp/LibreOffice
# tar -xvzf LibreOffice_4.2.2.1_Linux_x86-64_rpm.tar.gz
# tar -xvzf LibreOffice_4.2.2.1_Linux_x86-64_rpm_helppack_pt-BR.tar.gz
# tar -xvzf LibreOffice_4.2.2.1_Linux_x86-64_rpm_langpack_pt-BR.tar.gz
Após a operação de extração, o extrator criou os seguintes diretórios:

Em cada um deles há um subdiretório RMPS, é nele que estão os pacotes de instalação. Com o comando cd: # cd LibreOffice_4.2.2.1_Linux_x86-64_rpm, entra-se em cada um e executa-se o comando “rpm -Uvh --nodeps *.rpm”.

Terminado o processo nos três subdiretório RPMS a instalação está concluída, já podemos ver no menu K submenu Escritório os aplicativos:

Espero que este passo a passo possa ser útil a você leitor. Fique à vontade para expressar suas opiniões sobre o mesmo. Crítica e elogios serão bem-vindos e ajudarão a melhorar este, e próximos trabalhos.
Uma versão em PDF está disponível aqui.

Nenhum comentário: