sábado, 8 de março de 2014

OpenOffice ou LibreOffice?

Nos últimos meses, em função das medidas adotadas pelo Governo Federal para adoção do Software Livre, tenho andado envolvido com treinamento de pessoas ligadas aos órgãos governamentais Federal aqui do Estado do Piauí, através da regional do SENAC neste estado, instituição da qual faço parte do quadro de Instrutores, e com isto pude constatar o notável amadurecimento das suítes OpenOffice e LibreOffice como ferramenta de produtividade para escritórios. Não há dúvidas que ambas estão prontas para uso.
E, entre as duas, qual adotar? Esta foi uma questão levantada pelos alunos e alunas de uma das turmas do TRE-PI – (Tribunal Regional Eleitoral – Piauí).
Bem na minha opinião, já que ambas são livres, têm as mesmas funcionalidades e usabilidade idêntica, qualquer uma será uma boa pedida. Mas, no entanto, após explorar, estudar sobre..., comparar, preparar material para uso em sala de aula, pode notar uma ligeira superioridade no quesito recursos livres de bugs na suíte OpenOffice. Por outro lado, para quem deseja novos recursos em primeira mão e interface mas maquiada a opção mais indicada é a LibreOffice.
Espero que a dica seja útil e aqui estão os linques para Downloads da que você preferir.
Mais uma dica:
Em qualquer um dos casos é aconselhável que após a instalação você vá ao menu Ferramentas, no submenu Gerenciador de extensão e instale as extensões CoGrOO – Corretor Gramatical e Vero – Corretor Ortográfico em suas versões mais atualizadas.

Nenhum comentário: