domingo, 11 de agosto de 2013

Slackware-Current 14.0 e Firefox pt_BR

De uns dias para cá venho, no apertadíssimo tempo vago, testando outras alternativas ao Debian; não que esteja em meus planos deixá-lo, mas para ampliar o conhecimento sobre as outras distribuições. Nesse final de semana, vide data da postagem, escolhi o tradicional Slackware, que continua como sempre: super leve (principalmente porque não uso o KDE), muito estável, mesmo na versão em desenvolvimento, e tinhoso para não funcionar algumas coisas.

Escolhi a versão "current", em ftp://ftp.slackware.no/slackware/slackware-current-iso é possível encontrar a versão 32 e 64 bits.

A instalação transcorreu tranquila, desmarquei o KDE que vem marcado para instalação como ambiente gráfico padrão e deixei essa tarefa para o XFCE4, seguindo em frente hora de instalar o gerenciador de inicialização. OOPs! o lilo, nada contra mas resolvi pular esta parte e depois colocá-lo a iniciar no grub2 do Sabayon Linux que já está instalado na mesma máquina.

Na reinicialização, ajustei o idioma para pt_BR em "/etc/profile.d/lang.sh" mudando a opção "export LANG=" de "us" para "pt_BR.UTF-8" e tudo passou para Português Brasileiro numa boa, exceto o danado do Mozilla Firefox que mesmo depois de instalar o pacote de linguagem correspondente ao nosso idioma cismou de continuar em Inglês Americano. Nesses momentos só nos resta uma opção, Google.

Depois de pesquisar bastante, juntando uma dica aqui outra ali concluí que a resposta poderia está no próprio navegador. Na barra de endereço digitei as palavras mágicas "about:config" pressionei o botão "I'Il be careful, I promisse!" e digitei "en-US" na caixa de pesquisa de registos, quatro registros encontrados pela lógica apresentada resolvi arriscar no primeiro, "general.useragent.locale" dois clique e o alterei de "en-US" para "pt-BR" e reiniciar o navegador e Bingo!!!

Beleza, agora Slackware-Current 14.0 com Firefox em Português Brasileiro.




Nenhum comentário: